segunda-feira, janeiro 16, 2006

Sentou-se à minha frente a poeta

Chegou e sentou-se à minha frente a poetisa,
Poeta, aliás, palavra da moda,
A que junta versos, em todo o caso,
E soma uma longa obra impublicada
Em que fala de emoções, sobretudo de emoções...
E eu, as emoções, sobretudo as emoções,
Transformo-as em gestos, beijos, abraços,
Em palavras para os meus eleitos,
Mas ditas, faladas,
Porque quem lê poesia, pouco lhe há-de interessar
Se o sujeito-poético ama ou inventa sentimentos,
Se odeia ou dá sangue e se voluntaria.
Quem lê, quer ler-se inteiro no poema,
Quer lá saber do grito escrito, da palavra alheia!
O poeta, a poeta, são, muito provavelmente
Poços de vícios e escuros segredos,
A quem o diabo empresta o mistério da expressão
E é o exprimirmo-nos por empréstimo que realmente conta...
Uma metáfora, uma aliteração, uma anáfora, uma comparação,
O entendermo-nos a nós no entendimento alheio.
Quem lê quer ler poesia como tarot...
E há, se calhar, poesia até no aldrabão
Que, tão misticamente, nos garante conseguir
Escrever os poemas de vida que o mundo nos nega.



Imagem de http://static.flickr.com.

Poema de Joaquim Camarinha

4 Comments:

Blogger Conceição Paulino said...

um poema-análise com uma % de dureza e ironia k me fez sorrir.Vim tmb agradecer-te o apoio k deixaste no http://circulodepoesia.blogspot.com/ a respeito do comentário do caturrices, ou lá como é o nick dele/a. O poema (ALDRAVA) é meu e não da Teresa. Obrigada. Vou espreitar o link k deixaste.Boa semana. Bjs e :)

10:50 da tarde  
Blogger Jorge Simões said...

Obrigado pelas visitas. Um beijo para ambas. :)

10:56 da tarde  
Blogger Lila Magritte said...

A poesia è a salvacao para a humanidade. Se todos comprendiram isso a visa sobre a terra seria muito diferente.
Perdao pelas minhas faltas mais meu teclado nao tem todos os signos que o portugueis precisa.

Um saludo grande de Chile.

12:29 da manhã  
Blogger Jorge Simões said...

Não tens nada que te desculpares. Muito obrigado pela visita e pelo comentário e um beijo para ti no Chile. :)

1:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

advertising
advertising Counter