quarta-feira, maio 20, 2009

Um atropelamento ao sol



O sol, como um arcanjo de energia pura, possui de paz a avenida do Brasil, reluz o fogo contra o asfalto, borbulha o caldeirão febril no mundo mágico do passado. A mãe do meu amigo leva-nos a uma confeitaria. Bolas de Berlim, pastéis de nata, eclairs, jesuítas, garrafas de laranjada colorida e o rumor arrastador na larga brisa universal. Querem um bolo? Fazemos que sim e engolimos a calmaria da infância em mastigadelas intuitivas.
Subitamente, o burburinho cresce, adensa-se, sobrepõe-se aos altofalantes que projectam, espalham e desagregam música pop, ao espumejar contínuo contra a areia, aos gritos aflitos das gaivotas. Alguém se chega à entrada e interroga: o que sucedeu? Um atropelamento! Uma mãe com um bebé ao colo, ficaram-se logo ali! Não nos permitem ver a vibração do sangue novo sobre o asfalto diluído em videojogos do futuro e alguém deve mesmo ter contado com o poder inocuizante do esquecimento.
A Foz está lá ainda, atafulhada de obras pré-eleitorais, entulhada de vidas novas e ecos próximos de buzinas. Já partiram os altofalantes e a pop music de outros tempos e, embora a confeitaria ainda ocupe a esquina de sempre, tudo é irreconhecível na sua face permanentemente igual. Tudo passou. A mãe com o seu bebé e o tempo, sempre apressado, e todos os que o carregaram como caracóis escravizados. É, portanto, curioso que o sol cegante, o asfalto negro, a calmaria longa, toda a intemporalidade daquele dia me inundem ainda os sentidos e me ocupem as palavras...



Imagem de: www.trekearth.com.

6 Comments:

Blogger Maria P. said...

O Sol a brilha nas palavras...

:)
Beijinho*

10:57 da tarde  
Blogger Clotilde S. said...

Olá,~Cheguei aqui pela Casa de Maio.

Gostei da sua escrita, particularmente do Silêncio de Deus.

Um abraço,
Clotilde

12:09 da manhã  
Blogger Jorge Simões said...

Um obrigado a ambas pelos comentários. Clotilde, não deixe de percorrer o já longo historial de evolução deste blog. Abraços.

2:24 da manhã  
Blogger pin gente said...

tão bem conheço este espaço...

12:41 da manhã  
Anonymous photo colorization said...

Nice picture. Great content. thanks for sharing.

Regards,
image coloring

6:44 da manhã  
Blogger Jorge Simões said...

Hiya, is there anybody in there or is this just a freaking spam, sorry for asking? Well, anyway, the picture isn't mine and as always there is a link to the site I got it from (with my deepest thanks). Regarding the content, if you really got it, thanks, I do try my best. Cheers.

5:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

advertising
advertising Counter