sábado, abril 15, 2006

Sábado de Aleluia


I
Eis as nuvens, o vento e algum chuvisco
E eu, caminhando sobre as brasas do meu inferno privativo...
Talvez seja por ser sábado de Aleluia
Ou outro sábado qualquer, porque nunca sei exactamente,
E enquanto os sinos tocam, escapo-me para o lado oposto.
Porque é que só abrem as igrejas para as plateias de fieis?
É certo que Jesus não está sequer no canto mais oculto desta igreja
Porque nunca foi deste mundo nem daquela igreja
E bebia vinho forte com putas e ladrões,
Não sentia medo que dele fizesse um cordeiro de homens
E não me parece que fosse, de todo, cordeiro...
Já me esqueci do Parténon e das catedrais francesas,
Esqueci-me, aliás, de tudo o que poderia recordar
E, lamento, mas não adoro deuses num estado de figadeira permanente.
Uma motoreta entre pelo passeio dentro em direcção à Câmara
E Jesus sempre se deslocou a pé ou sobre o dorso de burros.



II
Cuidado, porque o perigo espreita em cada esquina!
Aquele tem cara de pedófilo,
O outro tem olhar de assassino,
Mais o outro que te quer roubar pela heroína,
Todos te perseguem, repentistas ou intricados,
Maus, diabólicos, espertos, terroristas,
A internet é um antro de piratas na sombra
E os fumadores matam gente inocente todos os dias.
Soem todas as campainhas: acabou-se o recreio!
Escrevam mil vezes em letra bem legível,
Nos cadernos, nos livros de exercícios e nos quadros,
Eu não sou! Conjuguem o verbo não ser!
Resolvam desequações a vida inteira e assistam aos espaços publicitários!
Ah, recordo-me do Parténon e das catedrais francesas,
Mas não me recordo, porque são imagens feitas, transformadas,
Vidas retalhadas como a própria consciência...
De resto,
Qualquer um sabe que é o medo que educa as crianças.
Sábado de Aleluia!
Jesus ria-se das regras e desprezava o medo,
Era, houve quem achasse, um glutão, um beberrolas,
E crucificaram-no porque se portava mal.
Não se pode incomodar certas pessoas...
Chega a polícia e passa-vos uma multa.
Pelo menos, crucificam-vos devagar...



Primeira imagem original de www.arfmagazine.com. Segunda imagem de www.ginghamsburg.org.
advertising
advertising Counter